MATRICULA RIO 2020 – ENSINO FUNDAMENTAL E EJA – WWW.MATRICULA.RIO

MATRICULA RIO 2020 – ENSINO FUNDAMENTAL E EJA – WWW.MATRICULA.RIO – O Sistema de Matrícula da Capital do Rio de Janeiro (Matrícula online 2020) foi criado com intuito de facilitar a pré-matrícula dos cidadãos que desejam encontrar uma vaga em uma das escolas municipais do Rio de Janeiro para os seus filhos.

Como nós já falamos da modalidade de Creche, Pré-Escola, hoje iremos falar sobre o Ensino Fundamental e EJA. Saiba que o Ensino Fundamental é dividido em duas etapas: Primário Carioca e o Ginásio Carioca.

Isso mesmo! Se você está aguardando ansiosamente pela abertura das inscrições, saiba que o período para realizar a pré-matrícula nessa modalidade já foi divulgado pela Secretária Municipal da Educação referente ao ano de 2020.

O período para realizar a transferência interna é do dia 07 a 10 de janeiro, não podemos deixar de informar que estará sendo realizado junto com as modalidade Pré Escola. 

Agora os alunos novos deverão acessar o site www.matricula.rio e fazer a sua inscrição para esse segmento nos dias 16 a 21 de janeiro de 2020

 Lembrando que o site oficial da matrícula é www.matricula.rio.

ENSINO FUNDAMENTAL

Primário Carioca é a denominação utilizada para o atendimento aos primeiros seis anos (1ª ao 6ª ano) do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino e o Ginásio Carioca é a denominação utilizada para o atendimento aos três últimos anos (7º ao 9º ano).

EJA

A Educação de Jovens e Adultos – EJA atende a alunos a partir de 15 anos completos, interessados nesta modalidade de ensino, considerando-se os conhecimentos já adquiridos. Os alunos de 15 e 16 anos somente poderão ser matriculados na EJA mediante autorização dos responsáveis e avaliação da E/CRE, garantindo a adequação curricular a esta faixa etária.

Agora os que já estão matriculados no Ensino Fundamental regular da Rede Pública Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro e os transferidos de outras redes, com idade igual ou superior a 15 anos, poderão ser encaminhados à EJA, observando se o descrito no parágrafo 1º da resolução.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

Educação Especial:  07 a 14 de novembro

Creche/EDIs:  19 a 26 de novembro

Pré-Escola:  Transferências internas 07 a 10 de janeiro de 2020  – Alunos novos 16 a 21 de janeiro de 2020.

Ensino Fundamental e EJA: Transferências internas 07 a 10 de janeiro de 2020 – Alunos novos 16 a 21 de janeiro de 2020.

DA INSCRIÇÃO

A inscrição deverá ser realizada exclusivamente pela internet no endereço eletrônico www.matricula.rio, seja da modalidade Educação Especial, Creche/EDIs, Pré-Escola, Ensino Fundamental e EJA. 

Vale ressaltar que as inscrições deverão ser feitas pelo pai, mãe ou responsável legal, para os menores de 18 anos, se for maior de 18 anos poderá realizar o interessado poderá realizar a sua própria inscrição.

Ao realizar a inscrição, os interessados deverão deixar algumas informações que são solicitadas no ato da inscrição, como: Nome completo do aluno, Certidão de nascimento, endereço completo e CEP, Nome da mãe e do pai ou do responsável legal, Endereço eletrônico e telefone fixo e móvel, se possuir, Rede escolar de origem, Ano de escolaridade pretendido para 2020 e uma seleção de até 5 opções de escolas que desejariam estudar, por ordem de preferência.

OBS. Não esqueça de anotar o número de inscrição para verificar o resultado e assim depois de ver o local aonde foi alocado, vá até a escola para efetivar a matrícula junto com os documentos necessários.