MATRICULA RIO 2020 EDUCAÇÃO ESPECIAL – WWW.MATRICULA.RIO

MATRICULA RIO 2020 EDUCAÇÃO ESPECIAL – WWW.MATRICULA.RIO – Aos pais que tem filhos com necessidades especiais, devem matricular no período de 07 a 14 de novembro no site www.matricula.rio, na qual foi divulgado na página do Facebook da  Secretária Municiapl da Educação do Rio de Janeiro.

No ano passado a Educação Especial e a Creche foi a primeira modalidade liberada pelo sistema. Esse ano eles vão abrir primeiro para a Educação Especial no dia 07 a 14 de novembro para que os pais possam realizar a matrícula. 

Lembrando que a Educação Especial tem como objetivo atender as especificidades dos alunos que constituem seu público e assim garantir a educação para todos. Saiba que os professores recebem formação específica para atender aos objetivos da Educação Especial na perspectiva da Educação inclusiva. Importante saber que mesmo seu filho tendo necessidades especiais poderá se matricular em uma turma comum.

COMO É ENCAMINHADO O ALUNO PARA A SALA COMUM OU DE RECURSOS?

É necessário ter uma avaliação pedagógica na Coordenadoria Regional da Educação, junto ao Instituto Municipal Helena Antipoff para fazer o encaminhamento do aluno na qual será analisado se ficará em uma turma comum ou a sala de Recursos no contraturno.

O fluxo de encaminhamentos para solicitar as Redes de Apoio funciona assim: O professor de turma comum, com o apoio do Professor de Sala de Recursos identifica as necessidades e habilidades do aluno através do Plano Educacional Individualizado (PEI), numa ação de responsabilidade compartilhada com todo o contexto escolar. Ao identificar as necessidades, a escola encaminha o PEI para as Coordenadorias Regionais de Educação que, em ação conjunta com o Instituto Municipal Helena Antipoff, disponibilizam as redes de apoio necessárias ao atendimento de seu filho.

QUAIS SÃO OS ALUNOS QUE PODEM FREQUENTAR AS SALAS DE RECURSOS?

O público-alvo da Educação Especial: Alunos com deficiência física, deficiência múltipla, deficiência intelectual, deficiência visual, surdez, transtornos globais do desenvolvimento (TEA) e altas habilidades/superdotação.

CALENDÁRIO MATRÍCULA RIO – EDUCAÇÃO ESPECIAL 2020

Inscrição Educação Especial (Pré/EF/EE/EJA) do dia 07 a 14 de novembro.
Avaliação dos Inscritos – 
Confirmação de Matrícula

Para mais informações acesse o site www.matricula.rio. Importante informar que o site está fora do ar. Ele deverá estar funcionando próximo ao mês de matrícula.